terça-feira, 31 de março de 2009

Alfabetização e Letramento


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Dra Sônia Maria Santos
FACED/NEIAPE/NEPHE
soniam@ufu.br
... Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade.
(Paulo Freire
)
Durante muito tempo, pensava-se que ser alfabetizado era conhecer o código lingüístico, ou seja, conhecer as letras do alfabeto. Atualmente, sabe-se que, embora seja necessário, o conhecimento das letras não é suficiente para ser competente no uso da língua escrita. A língua não é um mero código para comunicação. A linguagem é um fenômeno social, estruturado de forma dinâmica e coletiva e, portanto, a escrita também deve ser vista do ponto de vista cultural e social.
Para dar conta desse processo de inserção numa cultura letrada, tal como a atual, utiliza-se atualmente a palavra letramento.
A alfabetização (ou o conhecimento das letras) é apenas um meio para o letramento (uso social da leitura e da escrita). Para formar cidadãos participativos, é preciso levar em consideração a noção de letramento e não de alfabetização. Letrar significa inserir a criança no mundo letrado, trabalhando com os diferentes usos de escrita na sociedade. Essa inserção começa muito antes da alfabetização propriamente dita, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social: os pais lêem para ela, a mãe faz anotações, os rótulos indicam os produtos, as marcas ressaltam nas prateleiras dos supermercados e na despensa em casa.
O letramento é cultural, por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento adquirido incidentalmente no dia-a-dia. A escola deve continuar o desenvolvimento das crianças nesse processo, evitando as práticas que tornam a criança alfabetizada, com conhecimento do código, mas incapaz de compreender o sentido dos textos.
O professor deve tomar alguns cuidados para envolver o aluno no processo de construção da escrita, tais como:
• Criar um ambiente letrado, em que à leitura e a escrita estejam presentes mesmo antes que a criança saiba ler e escrever convencionalmente.
• Considerar o conhecimento prévio das crianças, pois, embora pequenas, elas levam para a escola o conhecimento que advém da vida.
• Participar com as crianças de práticas de letramento, ou seja, ler e escrever com função social.
• Utilizar textos significativos, pois é mais interessante interagir com a escrita que possui um sentido, constitui um desafio e dá prazer.
• Utilizar textos reais, que circulam na sociedade.
• Utilizar a leitura e a escrita como forma de interação, por exemplo, para informar, convencer, solicitar ou emocionar.
Quando se considera a importância do letramento, ficam de lado os exercícios mecânicos e repetitivos, baseados em palavras e frases descontextualizadas. O enfoque está no aluno que constrói seu conhecimento sobre a língua escrita e não no professor que ensina. Na escola, a criança deve prosseguir a construção do conhecimento iniciada em casa e interagir constantemente com os usos sociais da escrita. O importante não é simplesmente codificar e decodificar, mas ler e escrever textos significativos.
Enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade. Os estudos sobre o letramento, desse modo, não se restringem somente àquelas pessoas que adquiriram a escrita, isto é, aos alfabetizados. Buscam investigar também as conseqüências da ausência da escrita a nível individual, mas sempre remetendo ao social mais amplo, isto é, procurando, entre outras coisas, ver quais características da estrutura social têm relação com os fatos postos.
A ausência tanto quanto a presença da escrita em uma sociedade são fatores importantes que atuam ao mesmo tempo como causa e conseqüência de transformações sociais, culturais e psicológicas às vezes radicais.
Para Vygotsky (1984), o letramento representa o coroamento de um processo histórico de transformação e diferenciação no uso de instrumentos mediadores. Representa também a causa da elaboração de formas mais sofisticadas do comportamento humano que são os chamados “processos mentais superiores”, tais como: raciocínio abstrato, memória ativa, resolução de problemas etc.
Em termos sociais mais amplos, o letramento é apontado como sendo produto do desenvolvimento do comércio, da diversificação dos meios de produção e da complexidade crescente da agricultura.
Ao mesmo tempo, dentro de uma visão dialética, torna-se uma causa de transformações históricas profundas, como o aparecimento da máquina a vapor, da imprensa, do telescópio, e da sociedade industrial como um todo.
Vivemos inseridos num mundo diferente daquele de vinte, trinta anos atrás. Nossa sociedade está cada vez mais globalizada, mais complexa, exigindo um aprimoramento constante, criando novas necessidades.
Há alguns anos, as pessoas eram classificadas em alfabetizadas ou analfabetas, pela condição de saber, ou não, escrever o próprio nome - condição para que se pudesse votar e escolher os governantes.
Na década de oitenta, surgiu o termo “analfabetismo funcional” para designar as pessoas que, sabendo escrever o próprio nome e identificar letras, não sabiam fazer uso da leitura e da escrita no seu cotidiano. A medida era o tempo de permanência nas escolas, com menos de quatro anos considera-se que o indivíduo não tenha se apoderado da leitura e da escrita, sendo, portanto, analfabeto funcional.
Mas observou-se que, mesmo dentre os que permaneciam por mais tempo nas escolas, alguns não eram capazes de interagir e se apropriar da leitura e escrita. Criou-se então, o termo letramento, para designar esta nova condição.
Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita (SOARES, 1998, p. 22).
Surge então, a necessidade de as escolas repensarem o seu papel social. Não apenas alfabetizar. Não apenas fazer com que o indivíduo permaneça na escola por mais tempo. Mas dar qualidade e esse tempo de permanência nas escolas. Ou seja, letrar os seus alunos. Pois o letramento possibilita que o indivíduo modifique as suas condições iniciais, sob os aspectos: social, cultural, cognitivo e até mesmo o econômico.
Quando observamos o índice de analfabetismo no país, 15 milhões de brasileiros (13,3 % da população) nos assustamos. O número de analfabetos funcionais eleva o índice para 29,4 % da população brasileira. (Dados extraídos da Folha de São Paulo de 27/03/01). Imaginemos então, qual seria o índice se fosse considerado um grau mínimo de letramento. Com certeza chegaria a 50 % ou mais.
Um estudo, divulgado pelo IBOPE em dezembro de 2001, mediu o hábito e a capacidade de leitura e da escrita da parcela alfabetizada da população brasileira nas grandes cidades. Depois de submetidos a um teste, os entrevistados foram classificados em três grupos, de acordo com os resultados alcançados. No grupo I, os que compreendiam textos curtos e anúncios, 34 % dos entrevistados. No grupo II, os que, além das habilidades do nível I, conseguem ler e compreender textos um pouco mais extensos, como reportagens de jornais – 37 %. E no grupo III, os que são capazes de ler e compreender textos longos, conseguem realizar inferências e estabelecer relações entre os diversos elementos como títulos e subtítulos – apenas 29 % dos entrevistados. Ainda a mesma pesquisa revelou que 41 % dos entrevistados não têm hábito de leitura.
Os dados da pesquisa são elementos a mais para a nossa análise. E nos apontam a necessidade de as escolas propiciarem uma maior disponibilidade de material de leitura, um maior contato das crianças com livros, jornais e revistas. Não mais fechados no interior de uma biblioteca, mas como uma prática mais corriqueira, de fácil acesso e maior circulação.
Na revista Educação de fevereiro de 2002, há uma entrevista que vale a pena conhecer. O entrevistado é Evando dos Santos, um pedreiro que criou uma biblioteca comunitária, no Rio de Janeiro, com recursos próprios, estimulando os seus pares à leitura. Experiência como esta, que acontece fora dos muros escolares poderia nos inspirar a criar situações semelhantes muros adentro.
QUESTÕES PARA REFLEXÃO:

Se o professor valoriza o letramento, que atividades de leitura e de escrita serão
desenvolvidas na sala de aula?
 Como deve ser o ambiente de uma sala de primeira série do ensino fundamental?
 Quais mudanças sociais e discursivas ocorrem em uma sociedade quando ela se torna
letrada?
 Grupos sociais não-alfabetizados que vivem em uma sociedade letrada podem ser
caracterizados do mesmo modo que aqueles que vivem em sociedades “iletradas”?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo. 41ª ed.Cortez. 2001.
FOLHA DE SÃO PAULO. 27/03/2001(caderno especial sobre Analfabetismo no Brasil).
Revista EDUCAÇÃO. Nº 250. Fev. 2002. São Paulo. Ed. Segmento (entrevista: Mestre de obras).
Revista VEJA.Edição nº 1731 de 19/12/2001. Ed.Abril (pesquisa: Como lê o brasileiro).
SOARES, Magda B. Letramento, um tema em três gêneros, Belo Horizonte, Ed. Autêntica, 1998.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo, Cortez, 1995, p.20 –22.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Atividades na UniverCidade

Neste 1º período de 2009, estou trabalhando com 4 disciplinas distintas: Introdução aos Estudos da Educação, História da Educação, Alfabetização e Letramento e Seminários Interdisciplinares II.
Por isso, vou procurar publicar aqui reportagens que destaquem esses temas.